quinta-feira, 24 de maio de 2012

Assuma as Culpas


Um dia na igreja o pastor me disse algo que eu fiquei pensando depois. Ele falava sobre arrependimentos e culpas. Citou como exemplo os protestos. Normalmente nos protestos você vê pessoas e mais pessoas erguendo placas e faixas com “Fora Fulano” , “Queremos a cabeça de Ciclano”, “É culpa de Beutrano”. Realmente é muito fácil e revolucionário sair culpando as pessoas por aí, pedindo cabeças, acusando e apontando o dedo. Ai ele perguntou: “E quantas vezes você já viu alguém erguer uma placa com os seguintes dizeres: A culpa é minha”. Quantas vezes? Eu nunca vi.


E aposto que você também nunca viu. Pois nós temos uma facilidade imensa e assustadora de acusar as pessoas. Mas nunca levantamos uma placa com os dizeres: “Desculpa”, “Foi culpa minha”, “Perdão”. Jamais. Se eu errei foi porque o outro errou primeiro. Se eu te tratei mal foi porque fulano me maltratou, criei mágoas, traumas. Quer saber? Por isso o mundo está do seu jeito. Pare de esperar que as coisas melhorem com suas acusações. Você não está ajudando, não reparou ainda? Não acuse, se levante e faça. Assuma suas culpas, peça desculpas, melhore, aprenda. Quantos relacionamentos sejam eles amorosos, de trabalho ou de amigos não se deterioram porque as pessoas não sabem se desculpar mesmo quando sabem que estão erradas? Pedir desculpa e assumir uma culpa não é fraqueza, é nobreza. Você não está perdendo uma batalha, está ganhando seu dia. Está salvando seu relacionamento.




Sua vida está ou não está do jeito que você quer por culpa sua, responsabilidade sua. Sim, alguns eventos ou outros fogem do nosso controle, são aleatórios e cruéis. Mas a maioria não é, nós podemos assumir muita coisa do que acontece.  E não me venha dizer: “Não é culpa minha, eu não escolhi que fulano me fizesse sofrer”. Desculpa amiga, é culpa sua sim, você permitiu que a situação chegasse ao ponto que está hoje, se você permitiu que fulano te magoasse a culpa é sua, ele não te magoaria sem a sua autorização. Sabe porque? Não escolhemos algumas coisas que acontece ao nosso redor, mas escolhemos como vamos nos sentir em relação a elas. Forgive and Forget. Esqueça o velho, se foque no novo, a vida é curta, tente viver da melhor maneira possível, faça sua estadia aqui ser boa pra você e para as outras pessoas, você não sabe quando ela se encerra!

Um comentário: